Midialogia 09

Ementa

Prof. Dr. José Armando Valente

Tema: Aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação

Carga horária semestral: 60 horas

Ementa: A disciplina tem como objetivos discutir as questões sobre aprendizagem, tendo como referencial teórico as abordagens sócio-interacionista, entender como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem (presencial ou distância) e discutir as implicações do uso das TIC na Educação. Os alunos deverão, a partir da sua experiência de aprendizes, analisar como aprendem, como as TIC podem contribuir para a aprendizagem individual e como o processo ensino-aprendizagem (presencial ou a distância) pode ser auxiliado pelo uso das TIC.

Tópicos a serem tratados:

1 - Distinções sobre conceitos presentes na Educação e a relação Comunicação e Educação;
2 - Diferentes teorias de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e mapas conceituais;
3 - Diferentes meios usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem;
4 - Construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC;
5 - Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação, inclusive Web2;
6 - Educação a distância mediada pelas TIC;
7 - Novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC;
8 - Formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia;
9 - Impacto das TIC em diferentes contextos educacionais;
10 - Visão histórica das TIC na Educação.

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por intermédio de aulas presenciais e atividades utilizando os recursos de educação a distância (sistema TelEduc, do Ensino Aberto). Tanto nas aulas presenciais quanto nas atividades a distância estarão sendo discutidas as teorias e os trabalhos que os alunos deverão desenvolver. Cada aluno deverá realizar quatro projetos: (1) análise de como as TIC ajudam na aprendizagem e, em particular, na sua aprendizagem (trabalho individual); (2) análise de uma situação concreta de aprendizagem que usa as TIC (trabalho em dupla); (3) seminário sobre uso de software, hardware ou recursos da Web2 para auxiliar a aprendizagem (trabalho em trio); e (4) proposta de software, hardware ou recursos da Web2 para auxiliar a aprendizagem (trabalho em trio). No final de cada um dos projetos, os alunos deverão apresentar um documento escrito, relatar para os colegas as idéias sobre a experiência e disponibilizar o material sobre o que realizaram a fim de ser implementado no site do curso.

Atividades:

1. Leituras e exercícios: todos os alunos deverão ler o material indicado para as leituras, participar das discussões em classe e no ambiente TelEduc, e realizar os exercícios propostos. Durante a aula será feita uma breve avaliação sobre o material lido – peso 10%;

2. Projeto 1: a partir dos Exercícios 1, 3, 5 e 6 cada aluno deverá gerar um documento de 2 a 3 páginas, relatando sobre como as TIC ajudam na aprendizagem e, em particular, na sua aprendizagem e sobre o que ele entende ser sua preferência de aprendizagem – peso 15%;

3. Projeto 2: cada dupla de alunos deverá observar uma experiência concreta de aprendizagem usando as TIC, que pode acontecer em sala de aula, empresa, pessoas usando as TIC. Com base nessa experiência produzir um documento de 2 a 3 páginas, descrevendo como as TIC estão sendo utilizadas nesse processo de aprendizagem – peso 15%;

4. Projeto 3: cada trio de alunos deverá realizar um seminário de 30 minutos sobre o uso de software, hardware ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem – peso 25%.

5. Projeto 4: cada trio de alunos deverá elaborar e entregar um protótipo e um documento de 3 a 5 páginas, descrevendo uma proposta de hardware, software ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem – peso 25%;

6. Auxiliar na elaboração do site: cada aluno deverá desempenhar um papel importante na elaboração do site – peso 10%;