Ementa

Prof. Dr. José Armando Valente

Tema: Aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação

Carga horária semestral: 60 horas

Ementa: A disciplina tem como objetivos discutir as questões sobre aprendizagem, tendo como referencial teórico as abordagens sócio-interacionista, entender como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem (presencial ou  distância) e discutir as implicações do uso das TIC na Educação. Os alunos deverão, a partir da sua experiência de aprendizes, analisar como aprendem, como as TIC podem contribuir para a aprendizagem individual e como o processo ensino-aprendizagem (presencial ou a distância) pode ser auxiliado pelo uso das TIC.

Tópicos a serem tratados:

1 - Distinções sobre conceitos presentes na Educação e a relação Comunicação  e   Educação;

2 - Diferentes teorias de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e mapas conceituais;

3 - Diferentes meios usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem;

4 - Construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC;

5 - Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação, inclusive Web2;

6 - Educação a distância mediada pelas TIC;

7 - Novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC;

8 - Formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia;

9 - Impacto das TIC em diferentes contextos educacionais;

10 - Visão histórica das TIC na Educação.

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por intermédio de aulas presenciais e atividades utilizando os recursos de educação a distância (sistema TelEduc, do Ensino Aberto). Tanto nas aulas presenciais quanto nas atividades a distância estarão sendo discutidas as teorias e as atividades que os alunos deverão desenvolver. Cada aluno deverá realizar três projetos: (1) análise de como as TIC ajudam na aprendizagem e, em particular, na sua aprendizagem (trabalho individual); (2) análise de uma situação concreta de aprendizagem que usa as TIC (trabalho em dupla); e (3) proposta de uma atividade, software ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem (trabalho em dupla). No final de cada um dos projetos, os alunos deverão apresentar um documento escrito, relatar para os colegas as idéias sobre a experiência e disponibilizar o material sobre o que realizaram a fim de ser implementado no site do curso.

Sessão 1 (17/08) Apresentação e discussão do programa da disciplina; realização do Exercício 1 (sobre como a internet pode ajudar na aprendizagem). Introdução à discussão sobre a relação Comunicação e Educação;

Sessões 2 (24/08) – Discussão em grupo (máximo de 4 alunos) sobre o Exercício 1. Discussão sobre a relação Comunicação e Educação;

Sessão 3, 4 e 5 (31/08, 14/09 e 21/09) Realização do Exercício 2 (sobre o histórico de vida, estilo de aprendizagem e reflexão sobre a própria aprendizagem); Exercício 3 (uso do aplicativo “Dipity“(www.dipity.com), que permite a criação de uma linha do tempo e a explicitação do processo de interação Life Streaming). Uso das informações do Exercício 1, 2 e 3 para a produção individual do Projeto 1 - Histórico de Vida e aprendizagem - para ser entregue ate dia 27/09. Discussão sobre diferentes teorias de aprendizagem, diferentes recursos tecnológicos usados na Educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem, e construção de conhecimento e a espiral da aprendizagem que acontece no uso das TIC;

Sessões 6 (28/09) – Apresentação e discussão sobre o Projeto 1;

Sessões 7, 8, e 9 (05/10, 19/10, 26/10) – Realização do Projeto 2, análise de uma situação de aprendizagem baseada nas TIC. Para ser feito em dupla e entregue até 08/11. Discussão sobre a integração das diferentes tecnologias usadas na Educação e de diferentes recursos da Web 2.0;

Sessão 10 (09/11) – Apresentação e discussão sobre o Projeto 2 – Situação de aprendizagem baseada nas TIC.. Início da elaboração do site da disciplina (para ser realizado pela classe toda);

Sessões 11, 12, 13 e 14 (16/11, 23/11, 30/11, 07/12) – Elaboração do Projeto 3 sobre uma proposta de atividade, software ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem. Para ser feita em dupla e entregue até 13/12. Discussão sobre novos papeis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC; formação de profissionais para trabalhar na área da Educação e Tecnologia; Impacto das TIC em diferentes contextos educacionais. Discussão sobre o desenvolvimento do site;

Sessão 15 (14/12) – Discussão sobre o Projeto 3 e apresentação do site com os respectivos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Happy hour de confraternização de final de curso;

Avaliação final (21/12) – Avaliação final tanto dos alunos quanto do curso.

Os alunos deverão realizar as seguintes atividades

1. Leituras e exercícios: todos os alunos deverão ler o material indicado para as leituras, participar das discussões em classe e no ambiente TelEduc, e realizar os exercícios propostos. Durante a aula será feita uma breve avaliação sobre o material lido – peso 20%;

2. Projeto 1: a partir dos Exercícios 1, 2, e 3 cada aluno deverá gerar um documento de 2 a 3 páginas, relatando sobre como as TIC ajudam na aprendizagem e, em particular, na sua aprendizagem e sobre o que ele entende ser sua preferência de aprendizagem – peso 20%;

3. Projeto 2: cada dupla de alunos deverá observar uma experiência concreta de aprendizagem usando as TIC, que pode acontecer em sala de aula, empresa, pessoas usando as TIC. Com base nessa experiência produzir um documento de 2 a 3 páginas, descrevendo como as TIC estão sendo utilizadas nesse processo de aprendizagem – peso 20%;

4. Projeto 3: cada dupla de alunos deverá elaborar e entregar um protótipo e um documento de 3 a 5 páginas, descrevendo uma proposta de atividade, software ou uso da Web2 para auxiliar a aprendizagem – peso 30%.

5. Auxiliar na elaboração do site: cada aluno deverá desempenhar um papel importante na elaboração do site – peso 10%;