Galeria de Arte da Unicamp

apresenta

Hércules Barsotti

Caminhando para o não-figurativismo

Hércules Barsotti nasceu em São Paulo no ano de 1914.
Iniciou seus estudos de desenho com Enrico Vio, em 1926, e em 1937 formou-se em química industrial, exercendo a profissão por poucos anos, até que em 1940 descobriu a pintura. Seriam contudo necessários mais dez anos, para que enveredasse pela vertente da arte não-figurativista de conotação geométrica. Em meados da década de 1950 realiza suas primeiras pinturas concretas, ao mesmo tempo em que, a partir de 1954, dedica-se a atividades de desenhista têxtil e funda, com Willys de Castro, o Estúdio de Projetos Gráficos.

Os prêmios

Em 1958 efetua viagem de estudos à Europa, e nesse mesmo ano é premiado no Salão Paulista de Arte Moderna, o mesmo ocorrendo em 1959 (grande medalha de ouro). Em 1960 conquista o certificado de isenção de júri no Salão Nacional de Arte Moderna, expõe em Zurique, na Konkrete Kunst, - fato remarcável, em se tratando de alguém imune a movimentos e tendências.

Percorrendo estilos

Depois, integra-se ao grupo neoconcretista do Rio de Janeiro, participando das mostras nacionais de arte neoconcreta de 1960 no Rio de Janeiro, e de 1961 em São Paulo. Em meados dos anos 60, observa-se em sua pintura o predomínio das pesquisas óticas, um pouco sob a influência da Op Art. Em 1967 - ao lado de Willys de Castro - retomou, numa série de padrões para tecidos, certos elementos típicos do Art Nouveau.

Exposições

Barsotti, já expôs em coletivas como a Bienal de São Paulo (de 1957 a 1965) e a Bienal Interamericana do México (1960), além de tomar parte em manifestações levadas a efeito em Israel, Espanha, Estados Unidos da América e diversos outros países. Paralelamente, realizou também algumas individuais, a primeira das quais em 1962. Tendo sido um dos fundadores, em 1965, da Associação "Novas Tendências", o artista pertence igualmente à Associação Brasileira de Desenhistas Industriais.

Fonte: CD-Rom "500 Anos de Pintura Brasileira".

leia matéria no jornal Correio Popular de Campinas

Leia texto de Angélica de Moraes sobre o pintor

Mais informações sobre Barsotti: http://www.pinturabrasileira.hpg.ig.com.br/barsotti/barsotti.htm

Exposição: 21 de maio a 27 de junho de 2003

galeria@iar.unicamp.br galeria de arte instituto de artes