Ficha Técnica
Titulo: CEPECIDOC – Entrevista – José Carlos Avellar – (1936 – 2016)
Entrevista conduzida por: Diego Riquelme
Direção e Produção: Diego Riquelme
Ano: 2006/2018
Duração:
Pais: São Paulo/ Brasil
Gênero: Programa de Entrevista
Sinopse: Crítico, ensaísta e jornalista de formação, Avellar trabalhou por mais de vinte anos como crítico de cinema do Jornal do Brasil e foi integrante do conselho editorial da revista Cinemais e da publicação virtual El ojo que piensa, da Universidade de Guadalajara (México). Atuou como consultor dos festivais internacionais de cinema de Berlim (desde 1980), de San Sebastián (desde 1993) e de Montreal (desde 1995). De 2006 a 2011 foi curador (com Sérgio Sanz) do Festival de Gramado.
Publicou seis livros de ensaios sobre cinema, e foi coautor de dezenas de trabalhos sobre o cinema brasileiro e latino-americano – entre eles “Le Cinéma Brésilien” (Centre Pompidou, Paris) e “Hojas de Cine” (Universidad Autonoma Metropolitana, México). Teve ainda inúmeros ensaios publicados em catálogos de festivais de cinema como o de Manheim, Locarno e Valladolid.
Organizou a edição de “O Processo do Cinema Novo”, de Alex Viany e a edição brasileira das duas principais obras de Sergei Eisenstein, “A Forma do Filme” e “O Sentido do Filme”, publicados pela Editora Zahar.
Na entrevista concedida ao CEPECIDOC, relata um pouco sua trajetória e o gosto pelo cinema da America Latina, Respondendo as pergunta com respostas esclarecidas e posicionamentos das venturas do cinema brasileiro e Latino-Americano. ) Filmes: A Linguagem Da Persuasão, Pitanga. Livros: A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea : teorias de cinema na América Latina, MAIS
Prêmios: Fénix Film Awards: Critics’ Work Award Brasil
Sem comentários