PALESTRA
IMPACTO DE DOCUMENTARISTAS BRASILEIROS NOS CIRCUITOS “WORLD CINEMA”
Com Stephanie Denninson – Professora titular de estudos Brasileiros na Universidade de Leeds – Reino Unido.
Data:
25 de junho de 2015.
Organizadores:
Centro de Pesquisa de Cinema Documentário – CEPECIDOC,
do Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes – IA – UNICAMP – Brasil.
International Academic Fellow da Leverhulme Trust – Reino Unidos.
Local:
Espaço Cultural Casa dos Lagos
Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-851
Sumula Curricular
Stephanie Dennison é professora associada de Estudos Brasileiros e membro fundador do Centre for World Cinemas (Centro de Cinemas Mundiais) da Universidade de Leeds – Inglaterra. É autora de dois livros sobre cinema brasileiro Popular Cinema in Brazil, Manchester University Press, (2004) e Brazilian National Cinema, Routledge, (2007).
Organizou os seguintes livros:
World Cinema: as novas cartografias do cinema mundial (2013), Contemporary Hispanic Cinema: Interrogating the Transnational in Spanish and Latin American Film (2013), Remapping World Cinema: Identity, Culture and Politics on Film, Wallflower (2006), Latin American Cinema: Essays on Modernity, Gender and National Identity, MacFarland (2005) e a edição crítica (em inglês) da obra de Paulo Emílio Salles Gomes – On Brazil and Global Cinema, by Paulo Emilio Salles Gomes, (2015).
Foi editora do Jornal acadêmico New Cinemas (2009-2010) e atualmente é co-organizadora da série de livros para Routledge Remapping World Cinema: Regional Tensions and Global Transformations, (2016). Na qual vai publicar em o livro Remapping Film Culture in Contemporary Brazil – assunto da sua pesquisa atual. Sua pesquisa considera o de festivais e de financiamento, como tais cineastas navegam estes circuitos com apoio por parte da ANCINE etc, e até que ponto tais circuitos ajudam a produzir uma nova cinematografia ‘pos-nacional’ no Brasil.
Sem comentários