O CEAv (Centro de Estudos Avançados da UNICAMP) e o
CEPECIDOC (Centro de Pesquisas em Cinema Documentário),
Apoio da Pró-Reitoria de Graduação e do Instituto de Artes/Programa de Pós-Graduação em Multimeios, trazem o Prof. Bill Nichols, da San Francisco State University, ao Brasil. O professor realizará um conjunto de palestras na UNICAMP, nos dias 30 e 31 de outubro de 2012.
Programação Prof. Bill Nichols na UNICAMP
30/10 – 14hs: Palestra CEPECIDOC (Centro de Estudos em Cinema Documentárioda UNICAMP): Confundindo Filmes: mockumentaries e outras formas de documentário irônico.
Local: Auditório do DGA – Praça das Bandeiras, Prédio da Administração Central da Unicamp (em frente à Reitoria).
31/10 – 14hs: Palestra CEAv (Centro de Estudos Avançados da UNICAMP):Vozes da Representação: A Narrativa Documentária.
Local: Auditório do DGA – Praça das Bandeiras, Prédio da Administração Central da UNICAMP (em frente à Reitoria).
Inscrições: http://migre.me/bc6ji (1ºdia) e http://migre.me/bc4U6 (2ºdia). Haverá uma tolerância de cinco minutos para a chegada dos inscritos (80 lugares) e abriremos para o público sem inscrição (40 lugares). Contaremos com tradução simultânea.
Promoção UNICAMP: CEAV (Centro de Estudos Avançados); Pró-Reitoria de Graduação; Instituto de Artes/Programa de Pós-Graduação em Multimeios; CEPECIDOC (Centro de Pesquisasem Cinema Documentário).
Bill Nichols
Professor da San Francisco State University, Bill Nichols é um dos principais pensadores em estudos de cinema hoje nos Estados Unidos. Possui mais de 100 artigos publicados, tendo sido presidente da SCS (Society for Cinema and Media Studies), principal sociedade científica norte-americana na área. É considerado o fundador dos estudos contemporâneos em documentário. Seulivro de 1991, Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary trabalhou com o campo da teoria do cinema aplicando-o de modo pioneiro à análise documentária. Foi editor, nos anos 1980, da influente antologia Movie and Methods, que ditou os parâmetros para o ensino de cinema nas duas últimas décadas do século XX nos Estados Unidos. Em 2001 resumiu seus estudos em teoria do documentário com a publicação de Introdução ao Documentário, traduzido e publicado no Brasil em 2005. Em 2010 publicou Engaging Cinema: An introduction to Film Studies onde realiza um sobrevôo da produção teórica em cinema, dando destaque para uma visão engajada da prática cinematográfica.
Principais Livros:
- Newsreel: documentary filmmaking on the American left,New York: Arno Press, 1980
- Ideology and the image: social representation in the cinema and other media,Bloomington: Indiana University Press, 1981.
- Blurred boundaries: questions of meaning in contemporary culture,Bloomington: Indiana University Press, 1994.
- Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary,Bloomington:IndianaUniversity Press, 1991.
- Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
- Engaging Cinema: An introduction to Film Studies. W. W. Norton & Company, 2010.
- The Cinema’s Alchemist: The Films of Péter Forgács (Co-editor Michael Renov).University ofMinnesota Press, 2011.
Editor
- Movies and Methods: An Anthology,University ofCalifornia Press, 1985. Vol 1, Vol 2
- Maya Deren and the American Avant-Garde,University ofCalifornia Press, 2001.
Sem comentários