Ficha Técnica
Titulo: Cinemas em Redes –
Tema da Palestra: “A Consciência liberada de Harun Farocki “ – Parte II
Palestrante D. N. Rodowick.
Organização e Realização: Gilberto Alexandre Sobrinho – Coordenador Geral
Ano: 2015
Duração: 28 minutos
Pais: Campinas, SP/ Brasil
Gênero: Formato Palestra
Sinopse: David N. Rodowick é professor de Estudos de Cinema e de Mídia, da Universidade de Chicago, Estados Unidos. É considerado um dos mais influentes pensadores contemporâneos do cinema e novas mídias nos Estados Unidos. Trabalha na confluência entre filosofia e teoria do cinema contemporâneo, desenvolvendo abordagem para uma estética possível do cinema, que inclua o impacto das novas tecnologias e a questão do surgimento da Teoria. Entre suas publicações recentes podemos destacar a trilogia na qual traça um amplo panorama para a teoria do cinema, iniciando-se com The Virtual Life of Film (2007), ainda sob o impacto da flexão sofrida pelas novas tecnológicas digitais. Segue-se Elegy for Theory (2014), livro denso no qual dialoga com a tradição da Estética na filosofia clássica e suas raízes na emergência da Teoria no século XX, a partir dos formalistas russos, do estruturalismo semiológico, finalmente às voltas com as turbulências abertas pelo pós-estruturalismo. Em Philosophy’s Artful Conversation (2015), claramente um complemento de sua obra anterior, a trilha é aprofundada no questionamento crítico do viés epistemológico e das ambições cognitivistas da abordagem analítica. O livro afirma-se por traçar um panorama congruente do pensamento de Gilles Deleuze e Stanley Cavell, dois autores que se mostram centrais na reflexão sobre imagem e filme neste início de século XXI. Além da trilogia que marca sua obra recente, destaca-se sua atenção com o trabalho de Gilles Deleuze no cinema, sendo autor de um dos livros pioneiros, em língua inglesa, sobre a obra do filósofo, Gilles Deleuze’s Time Machine, escrito ainda em 1997,além da coletânea que organizou, em 2010, Afterimages of Gilles Deleuze’s Film Philosophy. Sobre a questão da midia digital, Rodowick publica, em 2001, Reading the Figural, or Philosophy after the New Media, colocando o conceito lyortardiano de ‘figural’ no centro para uma análise genealógica das novas mídias como expressão do sensível. Nesta direção, Rodowick consegue cumprir um atraente percurso ligando o pensamento francês pós-1968 de cores pós-estruturalistas e o pensamento sobre novas mídias e a teoria do cinema na academia norte-americana, sem necessariamente abrir suas cartas sobre o campo culturalista. Rodowick é também curador e um premiado cineasta e artista do vídeo. Juntamente com Victor Burgin, ele recentemente recebeu o prêmio Mellon Collaborative Fellowship na Richard and Mary L. Gray Center for Arts and Inquiry, da Universidade de Chicago, para produzir um novo trabalho de vídeo intitulado Overlay.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=p58aZkrORdI
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